VIVA A DIFERENÇA

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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PROJETO ESCOLA & FAMÍLIA: TECENDO REDES


As políticas públicas de inclusão na educação se compõem com base nas demandas essenciais à participação de grupos historicamente excluídos do processo educacional. Vale salientar que as políticas públicas de inclusão na educação especialmente se põem em uma conjuntura global de políticas focais, que tendem a atenuar os processos de exclusão e de desigualdades.
A partir dessa emergência, constatamos que as famílias dos alunos com deficiência do Centro de Apoio Pedagógico Especial Lions Clube Cl Aurélio Pires tem pouca ou nenhuma aceitação quanto a incluir seus filhos na escola regular. Esse fato tem dificultado a inclusão desses alunos no processo educativo. Esse fenômeno expressa, ainda a necessidade da estreita relação entre a família e a escola, bem como a construção de uma rede comunicação e de escuta com a família. 
Diante das transformações históricas pelas quais a escola enfrenta, certamente, a revisão do seu papel é uma delas. A parceria entre a Família e Escola é imprescindível, no sentido de adotar o compromisso de reciprocidade entre ambas, numa relação mais horizontal e igualitária na distribuição de responsabilidades. É indispensável que a escola assuma seu papel de formadora, que promova “à reflexão a partir da experiência de vida dos homens e mulheres que, mesmo dominados pelas relações estruturais da sociedade em que vivem , são dotados de consciência” (PATTO, 2008, p. 34).
Objetivos: 
·             - Orientar as famílias dos alunos com deficiência no acompanhamento do processo educacional para a promoção da educação inclusiva.
·          - Promover momentos de socialização de experiências com famílias de deficientes intelectuais para a melhoria das relações familiares. 





        Esses encontros partiram de entrevistas seguidas de encontros que promoveram aproximação entre a familia e a escola e um melhor entedimento quento à icnclusão das pessoas com deficiência.