DO
LUTO A LUTA: percursos familiares na educação escolar de crianças Surdas
Patrícia
Mª Paula S. D’Ávila Pires
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Programa de Pós-Graduação em Educação e
Contemporaneidade – PPGEduC
Salvador - Bahia
RESUMO
Este
artigo parte da seguinte indagação: “De que forma o processo do luto vivenciado
pelas famílias de crianças e jovens Surdos interfere na condução da educação
escolar desses alunos? Encarar a diferença surda como modo de vida, possibilita
o desenvolvimento de estratégias exitosas para o desenvolvimento escolar desses
sujeitos?” No processo investigativo, buscou-se examinar bibliografias
específicas baseadas na concepção sócio-antropológica, dentre as quais pode
citar: Quadros (2007), Danesi (2001), Skliar (2003), Patto (2008) e outros. O
presente trabalho objetiva investigar o processo do luto vivenciado pelas
famílias de Surdos, mostrando a sua interferência na condução da educação
escolar desses sujeitos. A metodologia aplicada fundamentou-se na Pesquisa-Ação,
numa abordagem qualitativa, na qual os dados coletados foram predominantemente
descritivos, surgidos dos relatos familiares sobre as suas experiências com o
processo educacional do seu parente surdo. Os resultados, apesar de serem
inconclusos, apontaram para a ausência de comunicação, a resistência através da utilização da língua de sinais e da
perspectiva negativa do futuro do Surdo. Estas são evidências que refletem a
não aceitação da surdez pela família, entretanto vislumbraram
possibilidades de enfrentamento das mesmas em suas ansiedades, dúvidas e
incertezas, ilustrando os seus percursos na condução da educação escolar dessas
crianças.
Palavras-chave: Surdez.
Família. Inclusão Educacional.