VIVA A DIFERENÇA

VIVA A DIFERENÇA

quarta-feira, 27 de junho de 2012


DO LUTO A LUTA: percursos familiares na educação escolar de crianças Surdas[1]



Patrícia Mª Paula S. D’Ávila Pires[2]

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC

Salvador - Bahia



RESUMO



Este artigo parte da seguinte indagação: “De que forma o processo do luto vivenciado pelas famílias de crianças e jovens Surdos interfere na condução da educação escolar desses alunos? Encarar a diferença surda como modo de vida, possibilita o desenvolvimento de estratégias exitosas para o desenvolvimento escolar desses sujeitos?” No processo investigativo, buscou-se examinar bibliografias específicas baseadas na concepção sócio-antropológica, dentre as quais pode citar: Quadros (2007), Danesi (2001), Skliar (2003), Patto (2008) e outros. O presente trabalho objetiva investigar o processo do luto vivenciado pelas famílias de Surdos, mostrando a sua interferência na condução da educação escolar desses sujeitos. A metodologia aplicada fundamentou-se na Pesquisa-Ação, numa abordagem qualitativa, na qual os dados coletados foram predominantemente descritivos, surgidos dos relatos familiares sobre as suas experiências com o processo educacional do seu parente surdo. Os resultados, apesar de serem inconclusos, apontaram para a ausência de comunicação, a resistência através da utilização da língua de sinais e da perspectiva negativa do futuro do Surdo. Estas são evidências que refletem a não aceitação da surdez pela família, entretanto vislumbraram possibilidades de enfrentamento das mesmas em suas ansiedades, dúvidas e incertezas, ilustrando os seus percursos na condução da educação escolar dessas crianças.







Palavras-chave: Surdez. Família. Inclusão Educacional.





[1] Artigo apresentado como requisito à conclusão do curso de Especialização em Educação Especial - Deficiência Auditiva pela Universidade do Estado da Bahia, sob a orientação da Professora Ms Simone Andrade.
O título foi inspirado no documentário “Do luto à luta” de Evaldo Mocarzel que faz uma análise das deficiências e potencialidades da Síndrome de Down.
[2] Pedagoga, especialista em Planejamento Educacional, Psicopedagogia e Coordenadora Pedagógica da Escola Lions Clube Cl A. Pires

O lúdico na aprendizagem da pessoa com autismo: uma análise sobre suas potencialidades e possibilidades[1]



Rosemeire Matias dos Santos[2]

UNIBAHIA – Faculdades Integradas Ipitanga

Projeto “Qualificar o saber para mudar o fazer”

CEFEC- Centro de Formação em Educação Contemporânea

Resumo



O presente estudo buscou analisar a relação entre o educando com Autismo e o lúdico como ferramenta utilizada pelo professor no Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de identificar quais atividades lúdicas proporcionam estimulação necessária para o desempenho sociocognitivo, partindo do seguinte questionamento: como a atividade lúdica no atendimento educacional especializado contribui para o desenvolvimento da criança autista? Como ocorre a aprendizagem do autista? No processo de investigação buscou-se examinar uma bibliografia baseada na concepção interacionista, das quais se cita alguns autores: Piaget (1996), Vigostky (1998), Feurstein (1993), dentre outros. Para a metodologia optou-se pela Pesquisa-Ação numa abordagem qualitativa na medida em que se preocupou com o fenômeno e as principais dificuldades enfrentadas pelo sujeito em seu desenvolvimento social e adaptativo visando o desempenho satisfatório da sua aprendizagem, cujos dados foram eminentemente descritivos. Os resultados apesar de não serem conclusos revelam que o aluno apresenta interesse, ainda que por tempo limitado, por jogos que o desafie e pelo material lúdico de forma geral mostrando-se atencioso e concentrado na manipulação dos mesmos.



Palavras-chave: autismo, aprendizagem, ludicidade.
Acesse o endereço e encontre esse artigo na íntegra:





[1] Artigo apresentado como requisito à conclusão do curso de Especialização em Educação Especial pela UNIBAHIA – Faculdades Integradas Ipitanga, em parceria com APLB , sob a orientação do Prof. Dr. Felix Marcial Diaz Rodriguez.

[2]  Pedagoga, pós-graduanda do curso de Especialização em Educação Especial.

Você encontra esse trabalho na íntegra em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ludico-na-aprendizagem-da-pessoa-com-autismo-uma-analise-sobre-suas-potencialidades-e-possibilidades/91595/