VIVA A DIFERENÇA

VIVA A DIFERENÇA

quarta-feira, 24 de julho de 2013

FELIZ SÃO JOÃO

Com o intuito de manter viva as tradições do período junino o Centro de Apoio C.L. Aurélio Pires promoveu uma festa junina para os alunos.Com muitas comidas típicas, danças e animação  podemos proporcionar  alegria para os alunos. 
 Com a participação de professores e coordenadores tivemos um dia de muita festa.


















DESFILE

Parabéns Santo Antonio de Jesus
Destacando o papel social dos Centros de Apoio Pedagógico e a importância da participação familiar no processo de Inclusão Escolar ,  o Centro de Apoio Pedagógico C.L. Aurélio Pires, participou no dia 29/ 05/ 2013 do desfile em comemoração  ao aniversário de emancipação política  do nosso município.
Abrilhantaram o nosso evento: alunos, pais , professores, funcionários, direção e o Lions Clube de Santo Antonio de Jesus.


Obrigado a todos que fizeram desse dia um dia especial para nossos alunos!








CURSOS DE FORMAÇÃO

A Educação vem passando por grandes mudanças no país a partir do desenvolvimento das políticas públicas de Educação Inclusiva o que exige   “a preparação de todo o pessoal que constitui a educação, como fator chave para a promoção e progresso das escolas inclusivas”. ( Declaração de Salamanca,  1994, p. 27). Além disso,  Bueno (2001, p. 15) coloca quatro desafios que a educação inclusiva impões à formação  do professor:
formação teórica sólida ou uma formação adequada no que se refere aos diferentes processos e procedimentos pedagógicos que envolvem tanto o “saber” como o “saber fazer” pedagógico; formação que possibilite analisar, acompanhar e contribuir para o aprimoramento dos processos de escolarização das mais diversas diferenças, entre elas, as crianças deficientes que foram incorporadas no processo educativo regular; formação especifica sobre características comuns das crianças com necessidades educativas especiais, como expressões localizadas das relações contraditórias entre a sociedade em geral e a as minorias; formação sobre as características, necessidades e procedimentos pedagógicos específicos a cada uma das necessidades educativas especiais.

 Dessa forma, e com o objetivo de  promover a  formação continuada de professores das redes municipais, estaduais e particular para atuar nas salas de recursos multifuncionais, no centro de apoio pedagógico e em classes comuns do ensino regular  é que  o Centro de Apoio Pedagógico C. L. Aurélio Pires está promovendo dois cursos : Libras básico e AEE para Deficientes Visuais.
*      O curso de Libras Básico, com carga horária de 80h  está dividido em 2 turmas, uma no vespertino e outra no noturno.

Cronograma  das aulas da noite ( Turma 1)
Mês
Datas
Maio
13 à 17/05
Junho
03 à 07/06
Julho
15 à 19/07
Agosto
12 à 16/08


Área
Meses
Maio
Junho
Julho
Agosto
Libras
03,07,10, 14,17,21,24,28 e 31
04 e 07
05, 09, 12, 16, 19, 23, 26,30
02







Cronograma das aulas do diurno

*      O curso de AEE em deficiência visual, com carga horária de 100h,  está divido em 4 módulo: Braille, Orientação e Mobilidade,  Sorobã e Confecção e Adaptação de Material.

Cronograma


Área
Meses
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
OM
02, 09,16,23
06



Braille
03,10,17,24
07
05,12,19,26
02

Adaptação de material


4,11,18,25
01

Sorobã



09,16,23,30
06

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

Mães Especiais

Mãe sua voz
Doce e suave
É música para os meus ouvidos

É uma verdadeira ... 
Feliz Dia das Mães !












Encontro com o Coordenador de Educação Especial e posse do Colegiado Escolar 2013

Considerando que:
Segundo Paro (2002):
 A escola, assim, só será uma organização humana e democrática na medida em que a fonte desse autoritarismo, que ela identifica como sendo a administração (ou a burocracia, que é o termo que os adeptos dessa visão preferem utilizar), for substituída pelo espontaneísmo e pela ausência de todo tipo de autoridade ou hierarquia nas relações vigentes na escola (p.12).

Segundo Gadotti:

A democratização da gestão da escola constitui-se numa das tendências atuais mais fortes do sistema educacional, apesar da resistência oferecida pelo corporativismo das organizações de educadores e pela burocracia instalada nos aparelhos de estado, muitas vezes associados na luta contra a inovação educacional (GADOTTI, 1994, p.6).


[...] descentralização e autonomia caminham juntos. A luta pela autonomia da escola insere-se numa luta maior pela autonomia no seio da própria sociedade. Portanto, é uma luta dentro do instituído, contra o instituído, para instituir outra coisa. A eficácia dessa luta depende muito da ousadia de cada escola em experimentar o novo caminho de construção da confiança na escola e na capacidade dela resolver seus problemas por ela mesma, confiança na capacidade de autogoverna-se ((1995 , p. 202).

É que um dos objetivos da  equipe gestora  do Centro de Apoio Pedagógico C. L. Aurélio pires é fortalecer a ação colegiada, pois a gestão escolar participativa constitui-se uma dimensão que visa à garantia da aprendizagem efetiva e significativa dos educandos vivenciado no âmbito escolar em seu cotidiano, para que possam desenvolver suas potencialidades.