VIVA A DIFERENÇA

VIVA A DIFERENÇA

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

JORNADA PEDAGÓGICA 2011 - Lions Clube CL Aurélio Pires

Foi com grande entusiasmo que a equipe escolar da Escola Lions Clube CL Aurélio Pires participou da Jornada Pedagógica 2011, que se realizou no período de 1º a 4 de fevereiro. Durantes esses quatro dias a direção reforçou as diretrizes que norteiam a instituição, avaliou coletivamente as ações desenvolvidas no ano letivo de 2010 e discutiu acerca das novas propostas para o ano de 2011.
No primeiro dia, após o acolhimento da equipe docente houve uma exposição das metas da Secretaria de Educação da Estado da Bahia, através de uma Vídeo Conferência. A professora Alexandra Veiga,  Diretora da Escola,   apresentou em Slides As atribuições de cada servidor, bem como as normas comuns ao quadro de magistério. Após o intervalo, o professor Josiel Barreto proferiu uma palestra acerca da Educação Inclusiva: Uma reflexão sobre a Política Nacional de Educação Especial para a Educação Inclusiva. Seguida de uma discussão proveitosa com a qual foi possível tirarmos algumas dúvidas.
“A Escola Lions Clube segue uma linha de ação que se baseia na gestão democrática e participativa, que valoriza as inter-relações”, é o que preconiza o Plano de Gestão da atual equipe gestora, composta pela Professora Alexandra Veiga e Patrícia D’Ávila .  
No 2º dia, iniciamos com a dinâmica da Flor, com o objetivo de refletir sobre o papel de cada um no grupo e a importância integrar e interagir no coletivo.  Seguida de uma palestra apresentada pela professora Patrícia D’Ávila, Vice-diretora e  Coordenadora Pedagógica sobre o compromisso social e o perfil do professor diante das mudanças na Educação Especial. A palestra ocorreu dialogicamente, quando foi construído coletivamente o perfil desse profissional.  Em tempo, foi discutida a nova Proposta Curricular numa perspectiva do Currículo Funcional que atenda as necessidades específicas os alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Dando início assim, a elaboração da proposta de trabalho da escola para 2011, a direção apresentou a Plano Anual da Gestão, quando foi possível discutir coletivamente as ações da equipe gestora.
“Vivenciamos um processo de mudança de concepção e aplicação da política de inclusão educacional, uma vez que essa Unidade transformar-se-á em Centro de Apoio Pedagógico. Portanto, propomos uma nova organização curricular que visa garantir o processo de adaptação entre professores, alunos e familiares, além de melhorar as relações interpessoais entre os profissionais de educação, pois poderão trabalhar na área de vivência de seu interesse e, principalmente, por atender as necessidades educacionais especiais do educando”, ressalta a Proposta Curricular da Escola.
Durante a semana foi discutido textos que auxiliassem na formação continuada da equipe docente para a elaboração do plano de curso como uma das possibilidades e realização das interfaces entre as vivências, seleção de objetivos, metodologia e recursos didáticos no sentido de consolidar a autonomia e a independência dos alunos com NEE.  Para o último dia reservou-se um momento para socialização dos trabalhos realizados nos dias anteriores, quando foram feitas as inferências necessárias e dúvidas foram tiradas.  Na oportunidade, planejamos a primeira semana e a aula inaugural para a recepção dos alunos. Seguido de um almoço com todos os professores e funcionários.
A estratégia adotada foi o diálogo, pois acreditamos que é do diálogo emerge as idéias e as emoções, através dele as pessoas se aproximam e se conseguem chegar a soluções e entendimentos. Nossa meta é o trabalho de equipe baseado na cooperação, portanto buscamos cativá-la de forma a despertar sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário