Área:
Pessoa com Surdez
|
|
Nome
da Formação: Curso BÁSICO de LIBRAS
|
|
Carga
horária: 80 horas
|
Nº
de Participantes: 30
|
Objetivo
Geral:
·
Promover a construção de conhecimentos
básicos da Língua de Sinais, que favoreça a comunicação e a aprendizagem dos
alunos com surdez.
|
|
Justificativa:
A dificuldade na comunicação e na aprendizagem do aluno surdo
estão ligadas ao desconhecimento e ao preconceito à LIBRAS. Sendo Assim,
faz-se necessário a formação continuada para professores através de curso na
perspectiva de reduzir as barreiras comunicativas e sociais entre professor e
aluno surdo.
|
|
Ementa:
Legislação e políticas públicas em Educação Inclusiva,
Estudo teórico/prático acerca da LIBRAS;
fundamentos sócio-históricos e biológicos da surdez. Processo de
formação de palavras e Vocabulário básico.
|
|
Programa:
Conteúdos
Modulo I
- Legislação e políticas públicas em Educação Inclusiva
Unidade
1 - O direito à educação e as políticas públicas educacionais no Brasil
-
Paradigmas da inclusão: conhecimento, reflexão, posturas e ações;
- Política Nacional da Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – limites e possibilidades;
Unidade
2- História da Educação de Surdos no Brasil
-
métodos de ensino
- Educação Inclusiva no cenário
brasileiro
- Novas perspectivas e possibilidades de
Atendimento Educacional Especializado
Módulo II: Aspectos identitários e culturais da comunidade
Surda(10 h)
Unidade 1 –
Abordagens e conceitos da Surdez
- concepção
de surdez (clínico-terapêutica, socioantropológica)
-
identidade e cultura surda
Módulo III: Aspectos linguísticos da LIBRAS
Unidade 1 – Estrutura e Características da Língua de sinais
- LIBRAS - Legislação vigente
- A estrutura sublexical da LIBRAS
- Parâmetros e unidades mínimas
- A estrutura de sentenças em LIBRAS
- Aquisição da Linguagem pelas crianças surdas
- Alfabeto datilológico
Unidade 2 - Orientação da estrutura gramatical
-Pronomes
- Pronomes
interrogativos;
- Pronomes
indefinidos
- Ações (verbos)
- Expressões e advérbio de tempo
- Características e qualidade (Adjetivos)
- Números cardinais, ordinais e quantidade;
- Vocabulários:
- Cumprimentos e gentilezas
- Família/ graus de parentesco/ estado civil /Pessoas
- Sentimentos
- Casa e utensílios do lar
- Animais
- Profissões
- Alimentos e bebidas
- Higiene do corpo
- Ambiente e material escolar
- Meios de comunicação e transportes
- Profissões
- Calendário (Tempo/ dias da semana/ meses do ano)
- Cores
- Natureza/ tempo meteorológico
- Localização (tempo e espaço)
- Direção, medidas e tamanhos;
- Sinais diversos;
|
|
Metodologia:
O curso será presencial ministrado em módulos. As aulas
serão expositivas dialogadas e práticas, com textos disponibilizados via
e-mail.
|
|
Recursos:
data
show, computador, internet, pen drive, textos e outros
|
|
Avaliação:
No processo
avaliativo tomaremos como indicadores de desempenho os seguintes aspectos:
-
processual;
-
frequência mínima de 75%;
- final do
curso: apresentar um plano de AEE em LIBRAS
-
e outros critérios estabelecidos pelos facilitadores da formação.
|
|
Referências:
PERLIN,
Gladis. O Lugar da Cultura Surda.
In: THOMA, Adriana da
Silva e LOPES, Maura
Corcini (orgs), A Invenção da Surdez: Cultura,
alteridade, Identidade e Diferença
no campo da
educação, Santa Cruz
do Sul, EDUNISC, 2004.
QUADROS,
Ronice Muller de, PERLIN, Gladis. O ouvinte o outro do outro surdo. In:
QUADROS, Ronice Müller de (org.).
Estudos surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006.
SKLIAR,
Carlos B. A Surdez: um olhar sobre as
diferenças. Porto Alegre: Editora
Mediação. 1998.
STROBEL, Karin Lílian. As imagens do outro
sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.
Indicações
de filmes:
Quando tudo começa (inclusão)
Seu nome é Jonas
Filhos do silêncio
|
O Centro de Apoio Pedagógico C. L. Aurélio Pires pertence à rede pública do Estado da Bahia, em parceria com o Lions Clube, sede regional em Santo Antonio de Jesus com a missão de oferecer o Atendimento Educacional Especializado às pessoas com Surdez, Deficiência Visual, Intelectual/Mental, além de pessoas com Transtorno Global de Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação visando à independência e autonomia dentro e fora da escola.
VIVA A DIFERENÇA
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
EMENTA DO CURSO DE LIBRAS BÁSICO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário