VIVA A DIFERENÇA

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quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EMENTA DO CURSO DE LIBRAS BÁSICO

Área: Pessoa com Surdez
Nome da Formação: Curso BÁSICO de LIBRAS
Carga horária: 80 horas
Nº de Participantes: 30
Objetivo Geral:
·         Promover a construção de conhecimentos básicos da Língua de Sinais, que favoreça a comunicação e a aprendizagem dos alunos com surdez. 
Justificativa:
A dificuldade na comunicação e na aprendizagem do aluno surdo estão ligadas ao desconhecimento e ao preconceito à LIBRAS. Sendo Assim, faz-se necessário a formação continuada para professores através de curso na perspectiva de reduzir as barreiras comunicativas e sociais entre professor e aluno surdo.
Ementa:
Legislação e políticas públicas em Educação Inclusiva, Estudo teórico/prático acerca da LIBRAS;  fundamentos sócio-históricos e biológicos da surdez. Processo de formação de palavras e Vocabulário básico.
Programa:
Conteúdos
Modulo I - Legislação e políticas públicas em Educação Inclusiva
Unidade 1 - O direito à educação e as políticas públicas educacionais no Brasil
- Paradigmas da inclusão: conhecimento, reflexão, posturas e ações;
- Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – limites e possibilidades;
Unidade 2- História da Educação de Surdos no Brasil
- métodos de ensino
- Educação Inclusiva no cenário brasileiro
- Novas perspectivas e possibilidades de Atendimento Educacional Especializado
Módulo II: Aspectos identitários e culturais da comunidade Surda(10 h)
Unidade 1 – Abordagens e conceitos da Surdez
- concepção de surdez (clínico-terapêutica, socioantropológica)
- identidade e cultura surda
Módulo III: Aspectos linguísticos da LIBRAS
Unidade 1 – Estrutura e Características da Língua de sinais
- LIBRAS - Legislação vigente
- A estrutura sublexical da LIBRAS
- Parâmetros e unidades mínimas
- A estrutura de sentenças em LIBRAS
- Aquisição da Linguagem pelas crianças surdas
- Alfabeto datilológico
Unidade 2 - Orientação da estrutura gramatical
-Pronomes
  - Pronomes interrogativos;
  - Pronomes indefinidos
- Ações (verbos)
- Expressões e advérbio de tempo
- Características e qualidade (Adjetivos)
- Números cardinais, ordinais e quantidade;
- Vocabulários:
- Cumprimentos e gentilezas
- Família/ graus de parentesco/ estado civil /Pessoas
- Sentimentos
- Casa e utensílios do lar
- Animais
- Profissões
- Alimentos e bebidas
- Higiene do corpo
- Ambiente e material escolar
- Meios de comunicação e transportes
- Profissões
- Calendário (Tempo/ dias da semana/ meses do ano)
- Cores
- Natureza/ tempo meteorológico
- Localização (tempo e espaço)
- Direção, medidas e tamanhos;
- Sinais diversos;
Metodologia: O curso será presencial ministrado em módulos. As aulas serão expositivas dialogadas e práticas, com textos disponibilizados via e-mail.
Recursos: data show, computador, internet, pen drive, textos e outros
Avaliação:
No processo avaliativo tomaremos como indicadores de desempenho os seguintes aspectos:
- processual;
- frequência mínima de 75%;
- final do curso: apresentar um plano de AEE em LIBRAS
- e outros critérios estabelecidos pelos facilitadores da formação.

Referências:
PERLIN, Gladis.  O Lugar da Cultura  Surda.  In: THOMA,  Adriana  da  Silva  e LOPES, Maura Corcini  (orgs), A  Invenção da Surdez: Cultura, alteridade, Identidade  e  Diferença  no  campo  da  educação,  Santa  Cruz  do  Sul, EDUNISC, 2004.
QUADROS, Ronice Muller de, PERLIN, Gladis. O ouvinte o outro do outro surdo. In: QUADROS, Ronice Müller de (org.). Estudos surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006.
SKLIAR, Carlos B. A Surdez: um olhar sobre as diferenças.  Porto Alegre: Editora Mediação. 1998.
STROBEL, Karin Lílian. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.
Indicações de filmes:
Quando tudo começa (inclusão)
Seu nome é Jonas
Filhos do silêncio









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