VIVA A DIFERENÇA

VIVA A DIFERENÇA

segunda-feira, 25 de junho de 2012


ESCOLA E FAMÍLIA: Tecendo Redes na Inclusão de Deficientes Intelectuais



Alexandra Veiga Santos Meira[1]

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB).

Especialização em Educação Especial- Deficiência Intelectual/Mental





Resumo



Este trabalho parte do seguinte questionamento: Por que as famílias dos alunos com Deficiência Intelectual da Escola na qual se desenvolveu esta pesquisa têm pouca ou nenhuma aceitação por incluir seu filho na escola regular? Para responder essa questão foi realizada uma Pesquisa-Ação de base qualitativa com as famílias, que oportunizou descobrir que esse posicionamento parte da falta de conhecimento sobre a deficiência; o desconhecimento das leis; o despreparo das escolas e; uma política educacional que efetive a inclusão. Diante desses fatos, a intervenção realizada objetivou apropriar essas famílias de conhecimentos que auxiliem na inclusão de crianças e jovens com deficiência intelectual. O estudo teve aporte teórico de autores sócio-interacionistas como Vigotsky (1989) e Feuerstein (2000) além de autores que discutem sobre a inclusão de deficientes intelectuais como Mantoan (1997), Fierro (2002), Paniagua (2004), Patto (2008), dentre outros. A partir da intervenção realizada foi possível perceber uma sensibilização e maior confiança por parte das famílias no sentido de garantir o direito dos alunos com DI de freqüentar o sistema regular de ensino. Entretanto, é necessária a continuidade desses estudos para efetivação e fortalecimento de uma educação inclusiva, pois a participação da família é essencial nesse processo.



Palavras-chave: Família, Inclusão, Deficiência Intelectual.



[1] Licenciada em Geografia pela UNEB, especialista em Planejamento Educacional e Gestão e Educação Ambiental e  Pós-graduanda em Educação Especial pela UNEB E-mail: sandrameira2308@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário