ESCOLA E FAMÍLIA: Tecendo Redes na Inclusão
de Deficientes Intelectuais
Alexandra
Veiga Santos Meira[1]
Universidade do
Estado da Bahia – UNEB
Programa de
Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB).
Especialização
em Educação Especial- Deficiência Intelectual/Mental
Resumo
Este
trabalho parte do seguinte questionamento: Por que as famílias dos alunos com
Deficiência Intelectual da Escola na qual se desenvolveu esta pesquisa têm
pouca ou nenhuma aceitação por incluir seu filho na escola regular? Para
responder essa questão foi realizada uma Pesquisa-Ação de base qualitativa com
as famílias, que oportunizou descobrir que esse posicionamento parte da falta de conhecimento sobre a
deficiência; o desconhecimento das leis; o despreparo das escolas e; uma
política educacional que efetive a inclusão. Diante desses fatos, a intervenção
realizada objetivou apropriar essas famílias de conhecimentos que auxiliem na inclusão de crianças e
jovens com deficiência intelectual. O estudo teve aporte teórico de
autores sócio-interacionistas como Vigotsky (1989) e Feuerstein (2000) além de
autores que discutem sobre a inclusão de deficientes intelectuais como Mantoan
(1997), Fierro (2002), Paniagua (2004), Patto (2008), dentre outros. A partir da intervenção realizada foi
possível perceber uma sensibilização e maior confiança por parte das famílias
no sentido de garantir o direito dos alunos com DI de freqüentar o sistema
regular de ensino. Entretanto, é necessária a continuidade desses estudos para
efetivação e fortalecimento de uma educação inclusiva, pois a participação da
família é essencial nesse processo.
Palavras-chave:
Família,
Inclusão, Deficiência Intelectual.
[1] Licenciada em Geografia pela UNEB, especialista em Planejamento
Educacional e Gestão e Educação Ambiental e
Pós-graduanda em Educação Especial pela UNEB E-mail: sandrameira2308@hotmail.com.
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