VIVA A DIFERENÇA

VIVA A DIFERENÇA

segunda-feira, 25 de junho de 2012





Deficiências / Alguns Conceitos Importantes:

DEFICIÊNCIA
Conceito geral - Consideram-se alunos com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
TIPO DE DEFICIÊNCIA
·         CEGUEIRA – é a perda total da visão até a ausência de projeção de luz. Do ponto de vista educacional, deve-se evitar o conceito de cegueira legal (acuidade visual = ou menor que 20/200 ou campo visual inferior a 20o no melhor olho após correção óptica), utilizada apenas para fins sociais, pois não revelam o potencial visual útil para execução de tarefas. 
·         BAIXA VISÃO - É a alteração da capacidade funcional da visão, decorrente de inúmeros fatores isolados ou associados, tais como: baixa acuidade visual significativa, redução importante do campo visual, alterações corticais e/ou de sensibilidade aos contrastes, que interferem ou que limitam o desempenho visual do indivíduo.
·         DEFICIÊNCIA AUDITIVA - Deficiente auditivo é como se autodenominam muitos dos surdos adultos, principalmente aqueles que apresentam perda auditiva de leve a moderada, que não se consideram totalmente surdos.
·         SURDEZ – pessoa surda é “aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.”
·         SURDOCEGUEIRA - É uma deficiência única, com graves perdas visual e auditiva combinadas. Não há necessariamente uma perda total dos dois sentidos. Tipos de Surdocegueira : Cegueira congênita e surdez adquirida; Surdez congênita e cegueira adquirida; Cegueira e surdez congênita; Cegueira e surdez adquirida; Baixa visão com surdez congênita; Baixa visão com surdez adquirida.
·         DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - é concebida como “limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de idade.” (AAMR, 2006).
·         DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA - Pessoas com duas ou mais deficiências de base associada.
·         DEFICIÊNCIA FÍSICA – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a o rmadeparaplegia,paraparesia,monoplegia,monoparesia,tetraplegia,tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO - TGD
Apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
·         AUTISMO INFANTIL
·         SÍNDROME DE ASPERGER
·         SÍNDROME DE RETT
·         TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
q            ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - Alunos que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.










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