Deficiências / Alguns Conceitos Importantes:
DEFICIÊNCIA
Conceito
geral - Consideram-se
alunos com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza
física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras
podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a
constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os
alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação.
TIPO
DE DEFICIÊNCIA
·
CEGUEIRA
– é a perda total da visão até a ausência de projeção de luz. Do ponto de vista
educacional, deve-se evitar o conceito de cegueira legal (acuidade visual = ou
menor que 20/200 ou campo visual inferior a 20o no melhor olho após
correção óptica), utilizada apenas para fins sociais, pois não revelam o
potencial visual útil para execução de tarefas.
·
BAIXA
VISÃO - É a alteração da capacidade funcional da visão, decorrente de inúmeros
fatores isolados ou associados, tais como: baixa acuidade visual significativa,
redução importante do campo visual, alterações corticais e/ou de sensibilidade
aos contrastes, que interferem ou que limitam o desempenho visual do indivíduo.
·
DEFICIÊNCIA
AUDITIVA - Deficiente auditivo é como se autodenominam muitos dos surdos
adultos, principalmente aqueles que apresentam perda auditiva de leve a
moderada, que não se consideram totalmente surdos.
·
SURDEZ
– pessoa surda é “aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com
o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura
principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.”
·
SURDOCEGUEIRA
- É uma deficiência única, com graves perdas visual e auditiva combinadas. Não
há necessariamente uma perda total dos dois sentidos. Tipos de Surdocegueira : Cegueira
congênita e surdez adquirida; Surdez congênita e cegueira adquirida; Cegueira e
surdez congênita; Cegueira e surdez adquirida; Baixa visão com surdez
congênita; Baixa visão com surdez adquirida.
·
DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL - é concebida como “limitações significativas no funcionamento
intelectual e no comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades
práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de
idade.” (AAMR, 2006).
·
DEFICIÊNCIA
MÚLTIPLA - Pessoas com duas ou mais deficiências de base associada.
·
DEFICIÊNCIA
FÍSICA – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano,
acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a o
rmadeparaplegia,paraparesia,monoplegia,monoparesia,tetraplegia,tetraparesia,
triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de
membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida,
exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o
desempenho de funções.
TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO
- TGD
Apresentam
alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um
repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e
psicose infantil. Apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento
neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou
estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico,
síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância
(psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
·
AUTISMO
INFANTIL
·
SÍNDROME
DE ASPERGER
·
SÍNDROME
DE RETT
·
TRANSTORNO
DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
q ALTAS
HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - Alunos que demonstram potencial elevado
em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual,
acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada
criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em
áreas de seu interesse.
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