VIVA A DIFERENÇA

VIVA A DIFERENÇA

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Algumas referências bibliográficas para a área de Educação Especial
 

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
DIVERSAS
01
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Dificuldades De Aprendizagem Em Leitura E Escrita - Método Fônico Para Tratamento - Editora Wak 
02
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e Prática em Psicomotricidade. Ed. WAK
03
ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Minha Escola Recebeu Alunos Para A Inclusão. O Que Faço Agora? WAK
04
ALVES,  Luciana Mendonça; MOUSINHO,  Renata; CAPELLINI, Simone Aparecida. Dislexia: novos temas, novas perspectivas. WAK
05
ALVES, Fátima. Inclusão - muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. WAK
06
ALVES, Maria Dolores Fortes . O Voo Da Águia: Uma Autobiografia - Maria, Maria, da dor ao dom, a força, a luz e a magia. WAK
07
ALVES, Maria Dolores Fortes. Favorecendo A Inclusão Pelos Caminhos Do Coração.WAK .
08
BAPTISTA Claudio Roberto (Org.) Inclusão E Escolarização - Múltiplas Perspectivas - Editora Mediação 
09
BARROS, Célia Silva Guimarães. Psicologia e Construtivismo. Ed. Ática.
10
BEAUCLAIR, João. DO FRACASSO ESCOLAR AO SUCESSO NA APRENDIZAGEM - Proposições Psicopedagógicas. WAK
12
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na Escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Ed. Mediação
13
BEYER, Hugo Otto. O Fazer Psicopedagógico: A abordagem de Reuven Feurstein a partir de Piaget e Vygotsky. Ed. Mediação
14
BOLONHINI. Roberto Junior.Portadores de necessidades especiais. - Arx
15
BOSSA, N.A. Dificuldades de aprendizagem: o que são? Como tratá-las? São Paulo: Artmed, 2000
16
BRYAN, Jenny. Conversando sobre Deficiência. Ed. Moderna 
17
CAMPBELL, Selma Inês. Múltiplas Faces Da Inclusão - Editora Wak 
19
CARVALHO Rosita Edler Temas Em Educação Especial 2ª EDIÇÃO - Editora WVA 
20
CARVALHO, Rosita .Edler. Escola Inclusiva. A reorganização do trabalho pedagógico. Ed. Mediação
21
CARVALHO, Rosita Edler. “ Educação Inclusiva: com os pingos nos is”
23
CORRER, Rinaldo. Deficiência e inclusão social: construindo uma nova comunidade. Bauru, SP:EDUSC,2003
24
COSTA. Robson Xavier Da (Org.). Arteterapia E Educação Inclusiva - diálogo multidisciplinar. WAK
25
CUNHA Eugênio.  Práticas Pedagógicas Para Inclusão E Diversidade - Editora Wak
27
DRAGO,  Rogério. Inclusão na educação infantil. WAK
28
É perguntando que se aprende- a inclusão das pessoas com deficiência – Instituto Paradigma -Áurea Editora
29
FARRELL Michael Guia Do Professor - Deficiências Sensoriais E Incapacidades Físicas - Editora Artmed 
30
FÀVERO, Eugênia Augusta Gonzaga. Direitos das Pessoas com deficiência: garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro:WVA - Ed. 2004.
31
FERRAZ. Ricardo. Visão & Revisão. Conceito de Pre-conceito. Triagem Independente.
33
FERREIRA, Carlos Alberto de Mattos; RAMOS, Maria Inês Barbosa (org.) Psicomotricidade, educação especial e inclusão social. WAK
34
FONSECA,V.da. Introdução às dificuldades de aprendizagem 2. Editora Porto Alegre: Artes Médicas, 1995
35
FREIRE, F. M. P.; VALENTE, J. A. (org.). Aprendendo para  a Vida: os computadores na sala de aula. Ed. Cortez
36
FREITAS Soraia, RODRIGUES David, KREBS Rui Jornada Educação Inclusiva E Necessidades Educacionais Especiais - Editora UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.
37
FREITAS, Soraia Napoleao TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE INCLUSÃO - Editora UFSM - Universidade Federal de Santa Maria 
38
FRELLER,Cintia Copit, LIMA Marian Avila de E Dias Ferrari, SEKKEL Marie Claire EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PERCURSOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Editora Casa do Psicólogo 
39
GERALIS, Elaine. Crianças Com Paralisia Cerebral - Guia Para Pais E Educadores  - Editora Artmed 
40
GRANEMANN Jucélia Linhares. ESCOLAS INCLUSIVAS: PRÁTICAS QUE FAZEM DIFERENÇA - 4ª EDIÇÃO - Editora UCDB (Universidade Católica Dom Bosco)
41
JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
42
JUHLIN.Vera. O desenvolvimento da leitura e escrita das crianças com necessidades especiais. UNIVAP
43
KLEIN, Rejane Ramos, HATTGE, Morgana Domennica (orgs). Inclusão Escolar: Implicação para o Currículo. São Paulo, (Coleção Docentes em Formação) 2010.
44
LODI Ana Claudia B, HARRISON Kathrin Marie P., CAMPOS Sandra Regina L. De (Orgs). Leitura E Escrita No Contexto Da Diversidade - 2ª EDIÇÃO - Editora Mediação 
45
LODI Ana Claudia B., HARRISON Kathryn Marie P., CAMPOS SANDRA Regina L. De E TESKE Ottmar (Orgs.) Letramento E Minorias - 2ª EDIÇÃO - Editora Mediação 
46
MACEDO, R.S. Currículo, diversidade e equidade: Luzes para a educação intercrítica. Brasília/Salvador: Lìder Livro, Edufba, 2007
47
MAGALHÃES, C.B.P. (Org.) Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza: UECE, 2003.
48
MAIA,  Heber (org.). Necessidades Educacionais Especiais. WAK
49
MANUEL , Juan; MÉNDEZ. Avaliar para Conhecer Examinar para Excluir. Ed. Artmed
50
MARSIGLIA,  Ana Carolina Galvão.  A Prática Pedagógica Histórico-Crítica - Na Educação Infantil E Ensino Fundamental - Editora Autores Associados 
51
MASINI,  Elcie F. Salzano. Educação E Alteridade: Deficiências Sensoriais, Surdocegueira, Deficiências Múltiplas- Editora Vetor 
52
MOREIRA. Marcos. Aprendizagem Significativa. Universidade de Brasília
53
NUNES Liliane e  TEIXEIRA Josele Avaliação Inclusiva - Editora Wak 
54
OLIVEIRA Ivone Martins De PRECONCEITO E AUTOCONCEITO: IDENTIDADE E INTERAÇÃO (4ª EDIÇÃO) - Editora Papirus 
55
OLIVIER, Lou de. Distúrbios De Aprendizagem E Comportamento. WAK
56
OLIVIER, Lou de. Psicopedagogia e Arteterapia - Teoria e Prática na Aplicação em Clínicas e Escolas. WAK
57
PORTELLA, Fabiani Ortiz. BRIDI, Fabiane Romano. APRENDIZAGEM : Tempos e espaços do aprender
58
PORTELLA, Fabiani Ortiz;FRANCESCHINI, Ingrid Schröeder (orgs.). Família e Aprendizagem - Uma Relação Necessária
59
PORTILHO, Evelise. COMO SE APRENDE? Estratégias, Estilos e Metacognição. WAK
60
PORTO,Olívia . Bases da Psicopedagogia - Diagnostico E Intervenção nos Problemas de Aprendizagem. WAK
61
RELVAS, Marta Pires. Neurociência E Transtornos de Aprendizagem. WAK
62
RODRIGUES, David. Inclusão E Educação - Doze Olhares Sobre A Educação Inclusiva - Editora Summus 
63
ROYO María Ángeles Lou E URQUÍZAR Natividad López (Orgs.) - Bases Psicopedagógicas Da Educação Especial - Editora Vozes 
64
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem - A Psicopedagogia na Relação Sujeito, Família e Escola. WAK
65
SANTOS, Monica Pereira Dos Paulino, MOREIRA, Marcos. INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO - Editora Cortez 
66
SASSAKI. Romeu Kazumi- Inclusão. Construindo uma sociedade para todos. WVA
67
SEABRA, Alessandra G. E CAPOVILLA Fernando C. Alfabetização - Método Fônico - 5ª EDIÇÃO - Editora Memnon 
68
SHAYWITZ, Sally.Entendendo a Dislexia. Um novo e Completo Programa para todos os níveis de Problemas de Leitura.
69
SKLIAR Carlos (Org.) Educação E Exclusão - Abordagens Sócio-Antropológicas Em Educação Especial - 5ª EDIÇÃO - Editora Mediação 
70
SMITH Deborah Deutsch - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL - Editora Artmed 
71
TAILLE, Yves de La; OLIVEIRA, Marta Kohl de, DANTAS Heloysa. Piaget, Vygotsky , Wallon. Teorias Psicogenéticas em discussão. Ed. Summus
72
TEIXEIRA, Josele; NUNES, Liliane. Avaliação Inclusiva - a diversidade reconhecida e valorizada. WAK
73
VALLE, Luiza Elena L Ribeiro; ASSUNÇÃO, FRANCISCO JR (org.) Aprendizagem, Linguagem e Pensamento. WAK
74
VASH. Carolvn.L. Enfrentando a Deficiência
75
WEISS, Maria Lucia Lemme, WEISS, Alba.  Vencendo As Dificuldades De Aprendizagem Escolar. WAK
76
WERNECK , Claudia.  Sociedade Inclusiva: Quem cabe no seu Todos?. WVA
DEFICIÊNCIA VISUAL

02
AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo Moraes. Compreendendo o Cego. Uma Visão Psicanalítica da Cegueira por meio de Desenhos-estórias. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997
03
AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo Moraes. Deficiência visual: perspectivas na contemporaneidade. 1. Ed. São Paulo: Vetor, 2009.
04
BRUNO. Marilda Moraes G O Desenvolvimento Integral do Portador de Deficiência Visual. Da Intervenção Precoce a Integração Escolar. 2 ed. Campo Grande-Ms, Plux,
05
BRUNO. Marilda Moraes G. Deficiência Visual. Reflexão sobre a Prática Pedagógica. São Paulo, Laramara, 1997
06
BUENO, Salvador Toro. Deficiência Visual. Aspectos psicoevolutivos educativos. Ed. Santos.
08
CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e Depoimentos. 2. Ed. Coleção Educação Contemporânea; Editora Autores Associados: PUC, 2006.
09
CARVALHO, Keila; Kara, José et al. Visão Subnormal. Campinas: Editora Unicamp, 1994
10
CASTRO,Danilo D. Monteiro de.Visão Subnormal. Rio de Janeiro. Cultura Médica,1994.
11
CORSI, Maria Graça F. Visão Subnormal – Intervenção Planejada. São Paulo, M. G. F. Corsi, 2001
13
COSTA, Jane de Almeida. Aluno com Baixa Visão. Enfoques Pedagógicos. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000
14
FELIPPE, João Álvaro de Moraes e FELIPPE, Vera Lúcia Rhein. Orientação e Mobilidade. São Paulo, Laramara, 1997
15
FELIPPE, João Álvaro de Moraes. Caminhando juntos: Manual das habilidades básicas de orientação e mobilidade.São Paulo: Laramara,2001.
16
GASPARETTO, Maria Elisabete R. F.; KARA-JOSÉ, Newton. Entendendo a Baixa Visão. Orientação aos Pais. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.
17
HADDAD, M. Aparecida O.: KARA-JOSÉ, Newton; SAMPAIO, W. Baixa Visão na Infância. Manual básico para Oftalmologistas. Laramara. S. Paulo.
18
HADDAD, Maria Aparecida Onuki e SAMPAIO, Marcos Wilson. Baixa visão. Conhecendo mais para ajudar melhor. São Paulo, Laramara, 2001
19
HADDAD, Maria Aparecida Onuki, SAMPAIO, Marcos Wilson e JOSÉ, Newton Kara. Auxílio para Baixa Visão. Vol.1. São Paulo, Laramara, 2001.
20
Inclusão do portador de deficiência visual na escola regular. Ivane Dantas Coimbra. EDUFBA
21
JOSÉ, Newton Kara e OLIVEIRA, Regina Carvalho. Olhos. Mitos e Verdades. São Paulo, Contexto, 1997.
22
KARA Jose Newton. CARVALHO Keila Mirim M. de. VENTURINI Maria Elisabete R. F Visão Subnormal:Orientações ao professor do ensino regular.. Unicamp
23
MARTÍN, Manuel Bueno e BUENO, Salvador Tor (coordenadores).Deficiência Visual. Aspectos Psicoevolutivos e Educativos. São Paulo, Livraria e Editora Santos, 2003.
24
MARTÍN, Manuel Bueno e BUENO, Salvador Toro (coordenadores).Deficiência Visual. Aspectos Psicoevolutivos e Educativos. São Paulo, Livraria e Editora Santos, 2003
25
MASINI, E. F. S. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Brasília: CORDE. Coordenadoria Nacional para integração da pessoa portadora de deficiência, [1999], p.25.
26
MASINI Elcie F. Salzano. FREIRE Maria Elisabete Rodrigues Visão Subnormal:Um enfoque educacional. Vetor
27
MASINI, Elcie F. Salzano e GASPARETTO Maria Elizabeth Rodrigues (coordenadoras). Visão Subnormal Um enfoque educacional. 1ª edição, editora Vetor, 2007.
28
MASINI. Elcie F. Salzano Pessoa com Deficiência Visual. Um livro para educadores.
29
OLIVEIRA, Regina C. de Salles; KARA-JOSÉ, Newton; SAMPAIO, Marcos Wilson. Entendendo a baixa visão. Orientação aos Professores. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000
30
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol.1-2-3.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial,2001.
31
Saberes e práticas da inclusão. Desenvolvendo competência para o atendimento às necessidades educacionais de alunos cegos e de alunos com baixa visão/ coordenação geral: SEESP/MEC;Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
32
Saberes e práticas de inclusão: dificuldade de comunicação e sinalização: deficiência visual. Brasília: MEC,SEESP,2005.
33
SALOMON, Sônia Maria. Deficiência Visual. Um novo sentido de Vida. Proposta Psicopedagógica para Ampliação da Visão Reduzida. São Paulo, Editora LTr, 2000.
34
SAMPAIO, Marcos Wilson... [et al.]. Baixa Visão e Cegueira: Os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2010.
35
SIAULYS, Mara Olympia de Campos. A inclusão do aluno com baixa visão no ensino regular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação especial, 2006.
36
SIAULYS, Mara Olympia de Campos. Aprendendo Junto com Papai e Mamãe. São Paulo, Laramara, 1998.
37
SIAULYS, Mara Olympia de Campos.Brincar para todos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006
38
VEITZMAN, Silvia. Visão Subnormal. Rio de Janeiro, Cultura Médica,2000
DEFICIENCIA AUDITIVA/ SURDEZ
01
ALMEIDA Crepaldi. Leitura E Surdez - Um Estudo Com Adultos Não Oralizados - 2ª EDIÇÃO - Editora Revinter 
03
DORZIAT, Ana. O outro da educação: pensando a surdez como base nos temas identidade/diferença, currículo e inclusão. Petrópolis: Vozes, 2009
04
DINIZ, Heloise Gripp - A História da Língua de Sinais dos Surdos Brasileiros - Ed.Arara Azul - 2011
05
FERNANDES Eulalia (Org.) - Surdez E Bilingüismo. Editora Mediação 
06
KARNOP Quadros e Lodenir B. MULLER. Ronice Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Artemed. 2004
07
GUARINELLO, Ana Cristina. O papel do outro na escrita do sujeito surdo. São Paulo. Plexus, 2007
08
MACHADO Paulo Cesar A Política Educacional De Integração/ Inclusão: Um Olhar Do Egresso Surdo - Editora UFSC 
09
MOURA Maria Cecilia De VERGAMINI, Sabine Antonialli Arena LEITE Sandra Regina Educação Para Surdos: Práticas E Perspectivas - Editora Santos (Grupo GEN) 
10
MOURA. Maria Cecilia Surdo: caminhos para uma nova identidade.
11
NOVAES Edmarcius Carvalho. SURDOS - Educação, Direito e Cidadania

13
PIGATTO Carmen Sueli, KLEIN Elianes Terezinha, WISNESKY Rejane Do R. Orientação Profissional No Contexto Da Deficiência Auditiva - Editora Juruá 
14
QUADROS Ronice Muller de. Educação de surdos: aquisição da linguagem.
15
SANTANA Ana  Paula.Surdez e Linguagem: Aspectos e Implicações Neurolinguisticas.
16
SILVA Angela Carrancho E NEMBRI Armando Guimarães. Ouvindo O Silêncio - Editora Mediação 
17
SILVA Marília Da Piedade Marinho. Construção De Sentidos Na Escrita Do Aluno Surdo - Editora Plexus (Grupo Summus) 
18
SKLIAR Carlos (Organizador) Atualidade Da Educação Bilíngüe Para Surdos - VOLUME 1 - Processos E Projetos Pedagógicos - 2ª EDIÇÃO - Editora Mediação 
19
SKLIAR Carlos (Organizador) Atualidade Da Educação Bilíngüe Para Surdos - Volume 2 - Interfaces Entre Pedagofia e Linguística - 2ª EDIÇÃO - Editora Mediação 
20
SOUZA Elias Lopes Esteves de, LEITE Vera Maria  - Educação para o Trânsito nas escolas em Libras -  Ed. Ciranda Cultural
21
THOMA Adriana Da Silva, LOPES Maura Corcini. A Invenção Da Surdez Ii Espaços E Tempos De Aprendizagem Na Educação De Surdos  - Editora EDUNISC 
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
01
ALENCAR, E. M. L. S. A criança na família e na sociedade. Vozes, Petrópolis 1982
02
ALENCAR, E. M. S. de; FLEITH, D. de S.. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. São Paulo: EPU, 2001.
03
ALENCAR, E.M. L. S. & VIRGOLIM, A.,M. R. Dificuldades Emocionais e Sociais do Superdotado.In: NUNES, F.P. & CUNHA, A. C. B.(1999) Dos Problemas Disciplinares aos Distúrbios de Conduta: Prática e Reflexões.Rio de Janeiro.Qualitymark
04
ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001
05
ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de; FLEITH, Denise Souza. Superdotados: Determinantes, Educação e Ajustamento. 2 ed. São Paulo: EPU, 2001
06
ALENCAR, E.M.L.S.  O processo da Criatividade.Produção de Idéias e Técnicas Criativas.Makron Books, São Paulo, 2000.
07
ALENCAR, E.M.L.S.  Psicologia e Educação do Superdotado. EPU, São Paulo, 1986.
08
ALENCAR ,E.M.L.S. &FLEITH, D.S.Superdotação : Determinantes Educação e Ajustamento.SãoPaulo.  EPU, São  Paulo, 2001
09
ALENCAR, E.M.L.S.Criatividade Educação de Superdotados.Vozes, Petrópolis 2001
10
ALMEIDA, Maria Amélia; CAPELLINI, Vera Lúcia M. F. Alunos Talentosos: possíveis superdotados não notados. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 55, n. 1, p.45-64, Jan/Abr. 2005.
11
FREEMAN, Joan; GUENTHER, Zenita C. Educando os mais Capazes: idéias e ações comprovadas. São Paulo: EPU, 2000
12
GAMA, Maria Clara Sodré (Org.). Educação dos Superdotados: teoria e prática. São Paulo:EPU, 2006
13
GUENTHER, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis: Vozes, 2000
14
GUENTHER, Z. C.  Capacidade e Talento: um programa para a escola. São Paulo: EPU, 2006
15
GUENTHER, Zenita, Cunha. Educando o Ser Humano: Uma Abordagem da Psicologia Humanista. MERCADO DAS LETRAS: Campinas-SP – FAEPE-Campos da Universidade Federal de Lavras . Lavras- MG, 1997.
16
NOVAES, M. H. Desenvolvimento Psicológico do Superdotado. Atlas, São Paulo 1979
18
PRISTA, Rosa M. Superdotados e Psicomotricidade. Vozes, Petrópolis 1992.
21
WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.


DEFICIENCIA INTELECTUAL
01
ALVES, Fátima Alves. Para Entender Síndrome De Down. WAK

02
BASSOLS Ana Margareth Siqueira.  Saúde Mental Na Escola - VOLUME 2 - Consultoria Como Estratégia De Prevenção - Editora Mediação 
03
CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Sìndrome de Down. A Deficiência Mental como Produção Social. Série Educação Especial. Ed. PAPIRUS.
04
MANTOAN, Maria Teresa Egler.Ser Ou Estar, Eis A Questão: Explicando O Déficit Intelectual 2ª EDIÇÃO - Editora WVA 
05
PIANTINO Elizabeth Tunes. Cadê A Síndrome De Down Que Estava Aqui? O Gato Comeu - Editora Autores Associados 
06
PIMENTEL Susana Couto.  Conviver Com A Síndrome De Down Em Escola Inclusiva - Editora VOZES 
07
PUESCHEL, Siegfrried (Org.).Síndrome de Down, Guia para Pais e Educadores. Série Educação Especial. Ed. PAPIRUS
08
RAIÇA Darcy. Questões Sobre A Educação Inclusiva Da Pessoa Com Deficiência Mental - Editora Avercamp 

TRANSTORNO GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
01
SACKS. Oliver.  Alucinações municais. - Companhia das Letras,
02
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e Prática em Psicomotricidade. ED. WAK.
03
ROCHA Elizabeth Cavalcanti e Paulinha SCHMIDTBAUER Autismo – Construção e desconstrução;Casa do Psicologo.
04
MELLO. Ana Maria S. Ros de .Autismo – Guia Pratico.– AMA
05
ORRU. Silva Ester .Autismo .Linguagem e Educação.– Wak
06
BAPTISTA. Claudia Roberto. Cleonice Bosa e colaboradores Autismo de educação- Reflexões e propostas de intervenção.– Artmed
07
AVELAR . Maria Stela de Fiqueiredo.  Autismo e família: uma pequena grande história de amor. . EDUSC
08
GAUDERER. Chiristian.Autismo e outros atrasos do  desenvolvimento. Guia prático para pais e profissionais; Revinter
09
Autismo e psicose na criança – Trajetorias clinicas. Organização Jeanne Marie de Leers Costa Ribeiro e Katia Alvares de carvalho Monteiro – Faperj/7 letras
10
Autismo infantil – Repensando o enfoque fonoaudiológico. Fernanda Dreux Miranda Fernandes – Lovise 
11
Autismo infantil e terapia psicomotriz -  Estudo de casos. Airton Negrine e Maria Lúcia Salazar Machado – Educs
12
Autismo infantil.  Fatos e modelos. Marion Leboyer – Papirus
13
Autismo Infantil. José Salomão Schwartzman – Memmon
14
Autismo. Organização Paulinha Schmidtbauer Rocha – Escuta
15
BARNES, Márcia A.; FLETCHER, Jack M.; LYONS, G. Reid; FUCHS, Lynn S. transtonos de Aprendizagem, da identificação à intervenção.
16
COSTA. Jeanne de Leers Ribeiro .A criança autista em trabalho.– 7 letras
17
PERISSINOTO. Jacy (org). Conhecimentos essenciais para atender bem a criança com autismo;Pulso
18
BURROUGHS. Augusten. Correndo com Tesouras: Memórias de um adolescente e sua família;Ediouro
19
Enfrentando o autismo – A crinaça autista seus pais e a relação terapêutica. Marie Dominique Amy. Jorge Zahar
20
Falando com Anjo. Organização de Nick Hornby – Rocco
21
Jovens de um novo tempo, despertar. Kenzaburo Oe - Companhia das Letras,
22
LENCAR,E.M.L.S.  Como Desenvolver o Potencial Criador. Vozes,Petrópolis, 1990
23
Mãe, me ensina a conversar. Dalva Tabachi – Rocco
24
Nasce duas Vezes. Giuseppe Pontiggia- Companhia das Letras,
25
Nascido em um dia Azul. Daniel Tommet – Intrínseca
26
O autismo sob o olhar da Terapia Ocupacional: um guia de orientação para pais. Ariela Goldstein
27
O estranho caso do cachorro morto de Mark Haddon Record
28
O filho eterno. Cristovão Tezza – Record
29
O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Oliver Sacks- Companhia das Letras,
30
O processo de individualização do autismo. Ceres Alves de Araújo- Memnon
31
Olhe nos meus olhos. Minha vida com Síndrome de Asperger. John Elder Robisson - Larousse
32
Pais de crianças especiais. Organizador Donald J. Meyer – M. Books
33
Sinto-me só. Karl Taro Greenfeld – Planeta
34
Um antropólogo em Marte. Oliver Sacks- Companhia das Letras,
35
Uma menina estranha- Autobiografia de uma autista de Temple Grandin e Margaret M. Scariano- Companhia das Letras,
36
Uma presença ausente. Monica Tolipan – Jorge Zahar
37
Uma questão pessoal.Kenzaburo Oe - Companhia das Letras,
38
Vida de autista. Nilton Salvador – Age
39
Você é gente? O direito de nunca ser questionado sobre o valor humano. Claudia Werneck. WVA.
40
Autismo de Educação – Reflexões e propostas de intervenção. Claudia Roberto Batista, Cleonice Bosa e colaboradores. Artmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário