O Centro de Apoio Pedagógico C. L. Aurélio Pires pertence à rede pública do Estado da Bahia, em parceria com o Lions Clube, sede regional em Santo Antonio de Jesus com a missão de oferecer o Atendimento Educacional Especializado às pessoas com Surdez, Deficiência Visual, Intelectual/Mental, além de pessoas com Transtorno Global de Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação visando à independência e autonomia dentro e fora da escola.
VIVA A DIFERENÇA
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Projeto: Mundo do trabalho: empregabilidade e empreendedorismo das pessoas com deficiência
Em dezembro de 2011 finalizamos a primeira etapa o projeto Mundo do trabalho: empregabilidade e empreendedorismo das pessoas com deficiência. Esse projeto teve como objetivo desenvolver a formação e a qualificação profissional rumo à empregabilidade e ao empreendedorismo. Além de:
• Conhecer a legislação em vigor, notadamente a Lei 8.213/91 e o Decreto 3.298/99.
• Contribuir efetivamente para a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho
• Vencer o preconceito que distorce as competências desses profissionais e os afastam das oportunidades formais de trabalho.
• Promover cidadania oportunizando a inclusão social como papel da Escola;
• Gerar a igualdade de oportunidades visando à inclusão social;
• Proporcionar a autoconfiança na busca da qualidade de vida;
• Promover oficinas de formação profissional, de acordo com as necessidades do mercado, e especialmente nas áreas de Informática, Imagem Pessoal, Artesanato, Massoterapia, oficinas de convivência, etc.
O motivo de várias pessoas com deficiência estarem à margem do mercado de trabalho está diretamente relacionada às poucas oportunidades que têm de ingressar em cursos e treinamentos profissionais, o que resulta em baixa qualificação para o exercício do trabalho. Desse modo, considerando essa falta de qualificação, o CAP Aurélio Pires tem buscado a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência, considerando a pública exclusão do mercado de trabalho.
De acordo com os compromissos sociais previstos nos objetivos do Plano de gestão de promover o desenvolvimento das potencialidades bio-psico-social dos educandos com necessidades educacionais especiais na perspectiva da educação inclusiva, é que este projeto discutiu com os alunos os aspectos legais da inclusão do deficiente no mundo do trabalho. Essa proposta visou à formação profissional das pessoas com deficiência, preparando-as para serviços adaptados às suas necessidades, possibilitando a plena utilização de suas potencialidades em condições de normalidade.
Abaixo o registro das atividades desenvolvidas no projeto: Oficina de fotografia, oficina de culinária e trabalhando com valor monetário.
Oficina: trabalhado com valor monetário
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário